Ênfase nas tarefas
A abordagem clássica da Administração Organizacional teve início no principio do séc. XX. Esta escola teve a sua origem a partir do engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
O seu objetivo era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficácia e eficiência dos operários, ou seja, sua preocupação era eliminar o desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial.
A técnica para se chegar ao método racional era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study).
Coloca-se a ênfase nas Tarefas preocupando-se com:
· O método de trabalho;
· Os movimentos necessários à execução da tarefa;
· O tempo – padrão para a execução da tarefa.
Taylor começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para aperfeiçoar e racionalizar.
De acordo com este plano de administração e Organização empresarial, Taylor procura conciliar os interesses da empresa, em que aumenta a produção, diminuindo os seus custos, com os interesses dos operários, na medida em que estes, produzindo mais obtém maior rendimento e salários mais elevados.
Taylor e seus seguidores se preocuparam em contruir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana, uma espécie de engenharia aplicada à administração, assim concentrou na tecnologia de produção em massa que está ligado ao estudo de tempos e movimentos, tendo como príncipios a padronização, racionalização do trabalho e ritmo.
Dessa forma sua aplicação resultaria em aumento da produção, redução de custos e melhor qualidade do trabalho.
Exemplo de produção em massa é a linha de montagem de Henry Ford.
Bibliografia
http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1827340-teoria-geral-administra%C3%A7%C3%A3o/
PLT - Administração 302 - Idalberto