Energias
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidráulica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactoss artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à f ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagoauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária e extinção de algumas espécies de peixes.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, o que eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.
Biomassa:
O uso da biomassa sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
Energia Eólica:
Entre os principais impactos socioambientais das usinas eólicas destacam-se interferência na rota de aves, impactos sonoros e visuais.
Os impactos sonoros são devidos ao ruído dos rotores.
Os impactos visuais são decorrentes do agrupamento de torres e aerogeradores, principalmente no caso de centrais eólicas com um número considerável de turbinas, também conhecidas como fazendas eólicas.
Outro impacto das centrais eólicas é a possibilidade de interferências eletromagnéticas, que podem causar perturbações nos sistemas de comunicação e transmissão de dados.
Gás Natural:
Por ser um combustível fóssil, formado há milhões de anos, trata-se de uma energia não renovável.
O impacto ambiental considerado o mais importante, é relacionado ao uso de gás natural para a produção de energia, são as