Aquisição de hardware
Aquisição de Hardware e software: requer um modelo de gerenciamento ou estabelecimento de um conjunto de orientações que quando aplicadas, apoiam a aquisição de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
A realização destas atividades tem objetivos e metas bem definidos, são executadas em uma sequencia quase que padronizada, utilizando a capacidade e a habilidade dos recursos da organização e o comprometimento das áreas envolvidas. Todos esses fatores em movimento definem o processo de aquisição.
Planejamento Estratégico de TI
Define a infraestrutura de hardware e software em diversos níveis da empresa e tem relação direta com o plano geral da empresa.
Normas e metodologia no Planejamento
São documentos estabelecidos por consenso e aprovado por uma instituição/organismo reconhecido, que fornece para uso comum e repetido, regras, diretrizes ou características para produtos ou processos e métodos de produções conexas. O uso de normas oferece a devida segurança, tanto para o fornecedor quanto para o comprador.
Exemplo: ISO 12207, AS-CMM, MPS.BR
Metodologia MPS.BR
Foi desenvolvida com foco na realidade das empresas brasileiras, e temo como objetivo a melhoria de processos de software nas organizações e está em conformidade com a norma ISSO 12207 (norma que estabelece uma estrutura comum para processos de ciclo de vida de software).
MPS.BR: é composta por 3 modelos. Modelo de Referência, Modelo de Avaliação e Modelo de Negócio.
Um dos componentes do Modelo de referência é o
GUIA DE AQUISIÇÃO
• Preparação da aquisição
• Seleção do fornecedor
• Monitoração do cliente
• Aceitação do cliente
Preparação da Aquisição
1. Estabelecer as necessidades;
2. Definir os requisitos;
3. Revisar os requisitos;
4. Desenvolver uma estratégia;
5. Seleção dos fornecedores;
Estabelecer as necessidades: Visa acompanhar os processos, identificar o problema, e estabelecer as