energias
O petróleo é um recurso natural, envolve muito investimento mas depois de ser extraído obtém-se um bom lucro bruto. Actualmente é a fonte de energia mais utilizada no planeta porque dela podemos obter benzina, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até medicamentos. Os pais com maior produção, exploração, e reserva de petróleo são a Arábia Saudita. Os maiores importadores são os EUA.
Vantagens: mais fácil de transportar que o carvão mineral por ser líquido (e não sólido),além de quase todas as indústrias estarem adaptadas para este tipo de combustível,por ainda ser o mais barato,no mundo moderno.
Desvantagens:fonte de energia não renovável e poluente (provoca e aquecimento global,quem tem chamado atenção dos ambientalistas ,chefes de Estado,e grandes empresas).
Gás Natural
O gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam expostos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos. Com base nos mapas do reservatório, é definida a curva de produção e a infra-estrutura necessárias para a extracção, como boa parte do gás é utilizada pela própria unidade de produção é verificada a viabilidade de se comercializar o excedente de gás, caso a comercialização do gás não seja viável, normalmente pelo elevado custo na implantação de infra-estrutura de transporte de gás, o excedente é queimado. A distribuição é a última etapa, quando o gás chega ao consumidor, que pode ser residencial, comercial, industrial (como matéria-prima, combustível e redutor siderúrgico) ou automotivo. Nesta fase, o gás já deve estar atendendo a padrões rígidos de especificação e praticamente isento de contaminantes, para não causar problemas aos equipamentos onde será utilizado como combustível ou matéria-prima. Quando necessário, deverá também estar odorizado, para ser detectado facilmente em caso de vazamentos.
Algumas vantagens:
- baixo impacto ambiental
- facilidade de transporte e manuseio
- vetor de