Energia
2014
Marcelo Henrique da Cunha
1. Matriz Energética no Brasil
Atualmente no Brasil as usinas hidrelétricas produzem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o país e 10% são geradas pelas usinas termelétricas ou nucleares. O Brasil tem grandes recursos para construir mais usinas hidrelétricas, pois o potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, perdendo apenas da Rússia e da China [1].
A tabela abaixo mostra o potencial hidrelétrico, das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.
Potencial hidrelétrico por bacia hidrográfica
Bacia do Amazonas
Bacia do Tocantins
Bacia do Paraná
Bacia do São Francisco
Bacia do Uruguai
Atlântico Sudeste
Atlântico Sul
Atlântico Leste
Total do Brasil
Potencial (MW)
106 051
26 847
61 400
26 622
15 123
14 528
9 599
3 115
263 285
Fonte: Extraído de (http://www.mundoeducacao.com/geografia/energia-hidreletrica.htm)
Figura 1. Potencial hidrelétrico por bacia hidrográfica.
O Brasil é considerado autossuficiente em energia elétrica, ou seja, ele é capaz de suportar sua necessidade de geração de energia elétrica, diminuindo os impactos ambientais, sem afetar as gerações futuras. 2. Problemas Energéticos (2014)
2.1 Seca
O Brasil é um país que depende muito dos rios para geração de energia elétrica e como as chuvas tem sido consideravelmente baixo, praticamente 0% neste ano, a falta de água e a ameaça de um apagão se tornaram constantes. A represa de Furnas encontra-se no nível mais baixo dos últimos 13 anos. A represa é fundamental para várias usinas do Sudeste. O problema é que a geração de energia implica em soltar água e reduzir o reservatório que também é a base da economia de mais de 30 municípios que vivem do turismo, agricultura e pesca, onde todos dependentes do rio e que sentem os efeitos dessa medida. Muitas cidades banhadas pelo Rio Grande (MG) estão sujeitas a elevações ou redução do nível de água, pois a ONS