Energia
Iniciando
Frequentemente, você inicia o vi para abrir um arquivo particular. Por exemplo, para abrir um arquivo chamado /tmp/escolar, digite o comando:
$ vi /tmp/escolar
Se este for um arquivo novo, você verá algo parecido com isto:
~ ~ ~ ~ ~ “/tmp/escolar” [New File]
A caixa no topo representa onde o curso se encontra. A linha final o mantém informado sobre o que está acontecendo com a sua edição (aqui no exemplo, abrimos um novo arquivo). Nesse meio tempo, há sinais de pontuação (~) como preenchedores de espaço, pois não há texto no arquivo ainda. Agora, a parte mais sinistra: não há dicas, menus ou ícones para lhe dizer o que fazer. Agora é você e o sistema! Você não pode começar simplesmente a digitar. Se fizer isso, o computador lhe emitirá beeps.
As primeiras coisas que você terá que saber são os diferentes modos de operação: comando e saída. O vi sempre começa no modo comando. Antes de você adicionar ou mudar um texto no arquivo, você terá que informar um comando para “dizer” ao vi o que pretende fazer. Para ficar no modo input, digite um comando input. Para começar, digite ao menos um dos comandos abaixo:
* a: comando “adicionar”. Após ser digitado, você poderá inserir texto que começa a direita do cursor. * i: comando “inserir”. Após ele, você poderá inserir texto que inicia a esquerda do cursor.
Digite algumas palavras e pressione Enter. Repita isso algumas vezes até possuir algumas linhas de texto. Quando finalizar a digitação, pressione Esc para retornar para o modo de comando. Agora que você possui um arquivo com algum texto, tente mover em seu texto com as seguintes teclas ou letras:
Setas de navegação – move o cursor para cima, para baixo, para esquerda ou para direita no arquivo, um caractere por vez. Para mover para esquerda e para direita, você também poderá usar o