Automação em bancos
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL PARA ENGENHARIA – TURMA A
SEGUNDO SEMESTRE DE 2012
PROFESSORA: MARIA CECÍLIA PEREIRA
ALUNAS: RENATA TOLEDO BARBOSA SOLANGE DINIZ DOS SANTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA – ANÁLISE DE CASO
Primeiro estudo de caso: “Agregação de valor ao trabalho na produção efeitos da automação do processo produtivo sobre a organização do trabalho.”
Nesse estudo de caso sobre uma indústria alimentícia, que foram introduzidos processos de automação em algumas etapas da sua produção, observou-se que houve resultados positivos e negativos após sua implantação.
Com a implantação da automação a produtividade teve um aumento considerável, devido à aceleração do ritmo de enfardamento do material, permitindo melhorias em nível financeiro. Percebeu-se, também, à necessidade de treinamento e tempo de adequação de funcionários mais qualificados a nova tecnologia.
Em decorrência a essa implantação, houve uma redução do número de pessoas que eram necessárias para a realização dessa tarefa. Gerando, com isso, descontentamento e reclamações de funcionários operacionais que ficaram sobrecarregados e eram solicitados a se deslocarem para executar outras atividades não relacionadas à produção.
Essa relação de remanejamento dos funcionários para várias tarefas, incentivando a rotatividade e a flexibilidade de adaptação a mudanças de atividades que antes eram rotineiras, assim como, a preocupação com a produtividade e o custo são características da escola de relações humanas.
À medida que a empresa teve melhoria na produtividade e diminuição dos custos, os conflitos e problemas internos decorrentes da introdução da automação afetaram a maneira que os funcionários executavam o trabalho.
Com isso, houve uma queda da qualidade no processo produtivo do produto final. Os produtos sofriam problema de armazenagem e não apresentavam a mesma uniformidade, gerando atividades de retrabalho nos produtos