Energia a partir de Ondas e Marés
As Ondas
As ondas são geradas pelo vento que passa sobre a superfície do mar. Enquanto as ondas se propagam mais devagar do que a velocidade do vento acima delas, há uma transferência de energia do vento para as ondas.
A altura de onda é determinada pela velocidade do vento, o tempo que o vento sopra, a distância do qual o vento excita as ondas e pela profundidade e topografia do fundo do mar (que podem se concentrar ou dispersar a energia das ondas do mar).
Em geral, as ondas maiores são mais poderosas, mas a energia das ondas também é determinada pela velocidade da onda, comprimento de onda e densidade da água.
O movimento oscilatório é maior na superfície e diminui exponencialmente com profundidade.
As Marés Num campo gravitacional terrestre ideal, ou seja, sem interferências, as águas à superfície da Terra estariam assim numa situação isopotencial. Mas devido à existência de corpos com campos gravitacionais significativos a interferirem com o da Terra (Lua e Sol), estes atuam na massa terrestre com intensidades diferentes.
Desta forma as massas oceânicas que estão mais próximas da Lua sofrem uma alteração de intensidade significativamente superior às massas oceânicas mais afastadas. É este diferencial que provoca as alterações da altura das massas de água à superfície da Terra.
Durante a conjunção e a oposição da Lua, nas fases de Lua Nova e de, Lua Cheia a maré alta é muito alta e a maré baixa é muito baixa. Durante as quadraturas da Lua, nas fases da Lua Crescente e de Lua Minguante, não ocorrem eclipses, a maré alta não é tão alta e a maré baixa também não é tão baixa.
Em média, as marés oscilam em um período de 12 horas e 24 minutos. Doze horas devido à rotação da Terra e 24 minutos devido à órbita lunar.
(PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO)
ENERGIA DAS ONDAS
Os geradores utilizam o quase incessante movimento das ondas para gerar energia. Uma câmara de concreto construída na margem é aberta na extremidade do