Energia Solar Fotovoltáica
A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia elétrica que o uso mais cresce no mundo inteiro.
Tendência Mundial.
Uma instalação em larga escala de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica contribuiria muito para o aumento da disponibilidade de eletricidade em nosso país.
A instalação de um sistema fotovoltaico tem benefícios econômicos e ambientais.
Os sistemas de auto-produção fotovoltaicos são extremamente vantajosos diante das variações das tarifas de consumo de eletricidade. Inúmeras empresas e residências já utilizam esta tecnologia no Brasil.
Além dos benefícios econômicos e ambientais, que garantem o retorno do investimento, os sistemas fotovoltaicos proporcionam uma ótima oportunidade de marketing para empresas.
Em apenas 24h a terra recebe do Sol energia suficiente para suprir as necessidades energéticas da humanidade durante centenas de anos.
Os sistemas fotovoltaicos são formados por módulos fotovoltaicos (placas ou painéis) que captam a energia solar e produzem corrente elétrica.
A energia elétrica produzida pelos módulos fotovoltaicos pode ser utilizada para reduzir a conta de eletricidade ou tornar o consumidor totalmente independente em energia elétrica.
O princípio de funcionamento dos geradores fotovoltaicos é o efeito fotovoltaico no material semicondutor.
O recente interesse por fontes alternativas e limpas de energia elétrica impulsionou a pesquisa e o desenvolvimento de geradores fotovoltaicos cada vez mais eficientes.
Uma única célula fotovoltaica produz pouca energia. Se reunirmos várias células fotovoltaicas e as interligar em série, teremos então um painel ou módulo fotovoltaico.
Com um número reduzido de módulos já é possível produzir energia elétrica para alimentar uma residência.
Com uma quantidade maior de módulos é possível produzir energia elétrica para alimentar bairros,