Energia solar fotovoltaica
O trabalho proposto tem como finalidade, mostrar a importância, vantagens e desvantagens, aplicações e tecnologias envolventes, através da cogeraçao de energia renovável, dando ênfase na energia solar fotovoltaica.
A pesquisa impõe estudos que se inicia, desde a potencia energética imposta pelo sol, radiação solar e suas respectivas características, entre métodos de aplicações e programas de implantações em edificações rurais isoladas.
Apresenta-se também os estágios de funcionamento de todo processo fotovoltaico, com a incidência e absorção de raios solares através de módulos, a armazenagem de energia nos acumuladores, a segurança propostas pelos controladores de carga, transformação de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA) através dos inversores, chegando até a distribuição de residências, alimentando-se aparelhos eletrodomésticos, eletrônicos e entre outros.
A suma importância na utilização de energia renovável vem com intuita finalidade de acabar com problemas ambientais causadas por fontes de energia poluentes, sujas e limitadas.
Alem disso, a pesquisa propõe analisar a viabilidade e benefícios que o processo de cogeraçao de energia solar fotovoltaica pode propiciar futuramente ao planeta.
Palavra-chave:Energia solar – Fotovoltaico – Cogeração
LISTA DE SIGLAS
ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica.
NASA – National Aeronautics and Space Administration
IEA – International Energy Agency
LABSOLAR – Laboratório de energia solar da universidade federal de santa Catarina.
TGES – The German Energy Society
UFPE – Universidade federal de Pernambuco
GTES – Grupo de trabalho de energia solar
CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
CRESESB – Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito
GTZ – Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit
NREI – National Real Estate Investor
MME – MINISTÉRIO de minas e energia
FSEC – Florida Solar Energy Center
1.