Energia sinergica
Quando o corpo um corpo de maior temperatura, encosta-se a um corpo de menor, a energia térmica transfere espontaneamente do corpo de uma maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa energia térmica em transe provoca um diferencial de temperatura denominada de calor. A quantidade de calor (Q) representa a quantidade de energia que e trocada entre os dois corpos em contato quanto à diferença entre a temperatura entre eles.
Sua unidade de sistema internacional (Joule) quando um corpo recebe calor este não fica armazenado no corpo com calor, mais sim na forma de energia térmica (energia cinética) ou na forma de energia de agregação de suas moléculas. O mesmo acontece quando o corpo segue de calor: ele perde energia cinética ou energia potencial. Um corpo ao ceder ou receber calor pode sofrer uma alteração na sua temperatura ou uma mudança no seu estado físico (Giglio para vapor).
Calor sensível Calor latente
Calor sensível: e a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo, e acarreta exclusivamente, uma variação de temperatura do corpo.
Calor latente: e a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo, e acarreta exclusivamente, uma mudança no seu estado físico ( mudança de fase)
Q= calor M= massa C= constante material AT= variação temperatura Q=m.c.AT
Capacidade térmica (CT) e a razão entre a quantidade de calor sensível cedida (ou absorvida) pelo corpo e a correspondente CT=mc.AT/AT
Um corpo com massa de 250g recebe 5.000 calorias de uma fonte, e sua temperatura aumenta de 10c° para 92,5c°. determine:
a) A capacidade térmica do corpo. CT= Q/ AT CT=5000/82,5= 60,6 cal.c°
b) O calor especifico da substancia que constitui o corpo.
Calor latente para aumentar a temperatura de uma substancia devemos fornecer calor a