Energia renovável
Energias renováveis:
Energia eólica
1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo explicar sobre o funcionamento da energia eólica, relacionando esta importante fonte de energia renovável com o Brasil.
2. A energia eólica
Dominar o vento é um dos métodos mais antigos de produção de energia. A humanidade utiliza, desde a antiguidade, os moinhos de vento para moer os cereais e para bombear água. Com o surgimento da electricidade no final do século XIX, os primeiros protótipos de turbinas eólicas modernas foram concebidos, utilizando tecnologia baseada no tradicional moinho de vento. Desde então, decorreu de um longo processo, -começando de fato através do investimento em pesquisas na década de 70, até que a energia eólica fosse aceita como um método de produção de energia economicamente viável.
Atualmente são utilizadas grandes turbinas eólicas (aerogeradores) que captam e transformam a energia cinética do vento em energia elétrica. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho e normalmente são agrupadas com outras em parques eólicos para que a fonte de energia se torne rentável.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. A maior desvantagem desta fonte de energia seria em relação a poluição sonora e visual causada pelos cataventos, por isso aconselha-se instalá-los em regiões distantes de áreas residenciais. É preciso também que os aerogeradores sejam instalados em regiões de ventanias frequentes como em campos abertos e altos.
3. A energia eólica no Brasil
Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o