Energia Renovavel 1
Introdução pág.3
O que é a energia renovável pág.5
Tipos de painéis solarem pág.5
Painel solar térmico pág.6,7
Tipos de sistema pág.7,8,9
Vantagens pág.10
Desvantagem pág.11
Critérios de cálculo pág.12
Conclusão e bibliografia pág.13
Introdução
A pedido da professora Liliana, neste trabalho vamos falar sobre as energias renováveis em contexto público. O objetivo deste trabalho é mostrar como podem ser aplicadas as energias renováveis em edificações públicas. Neste trabalho falamos sobre o clima Português e como pode ser aproveitado por via de painéis solares térmicos e as suas vantagens e desvantagens.
Dados Climáticos
A nível europeu, Portugal é dos países mais beneficiados pelo Sol, quer em termos de horas de sol descoberto, quer em termos de irradiação, Assim faz todo o sentido investir neste tipo de energia largamente abundante, ecológica, limpa e gratuita, dado que o Algarve se situa na região com maior exposição solar do país, com uma média de 3000 horas de sol por ano. É uma zona privilegiada para este tipo de aplicações como se pode ver na figura abaixo:
O que é a energia renovável?
A Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis.
Tipos de painéis Solares
Painéis Solares Fotovoltaicos
Painéis Solares Térmicos
Painel Solar Térmico
Os painéis solares térmicos transformam a radiação solar directamente em energia térmica para o aquecimento de águas. Um sistema solar térmico pode reduzir até um terço a fartura energética de cada habitação. Estes equipamentos captam a radiação solar através de colectores (painéis), que a transformam em calor e a transmitem à água que utilizamos nas nossas casas, nomeadamente para tomar banho e cozinhar. Um Sistema Solar térmico é uma instalação que permite utilizar a