energia nuclear
Engenharia Ambiental e Sanitária – 5 período
De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a energia nuclear, isto é a energia de ligação dos núcleos (partículas do núcleo).
Energia Nuclear
Um núcleo de um átomo qualquer é constituído basicamente por prótons e nêutrons ligados, sendo que, por apresentarem a mesma carga (positiva) os prótons tendem a se repelir, uma vez que os nêutrons não possuem carga, para mantê-los ligados então é necessária à existência de alguma força que contrabalance esta repulsão, a esta força que mantém prótons e nêutrons juntos no núcleo é a que chamamos de energia nuclear.
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
A fissão nuclear é a divisão do núcleo de um átomo pesado e ela ocorre da seguinte maneira, como por exemplo, do urânio-235, que quando atingido por um nêutron se divide se em dois menores e mais rápidos, denominados fragmentos de fissão. Quando a energia cinética do nêutron que incidente é pequena, ou seja, é um nêutron lento, os dois fragmentos geralmente possuem massas diferentes. Dito de outra forma, a fissão simétrica por nêutrons lentos é rara. Sendo possível então, que esses nêutrons atinjam outros núcleos de urânio-235, sucessivamente, liberando muito calor.
O Urânio é um metal de transição interna, de numero atômico 92 (noventa e dois) e massa atômica 238,04. Elemento Químico de símbolo U, Pertence ao grupo dos actinídeos. É o elemento natural de maior numero atômico. Sua massa específica é de 19,04 g/cm³ foi descoberto em 1789 pelo alemão Martin Heinrich Klaproth. Somente três núcleos (U-233, U-235 e Pu-239), possuem estabilidade suficiente para poderem ser armazenados durante um longo tempo e são fissionáveis por 12