Energia Nuclear
YURI DE LIMA
ENERGIA NUCLEAR
UFERSA
MOSSORÓ/2011.2
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo esclarecer, um pouco, sobre energia nuclear. As informações foram obtidas através de pesquisas na internet e em livros. A energia nuclear traz vários riscos, porem, assim como os riscos, ela traz benefícios, gerando assim discussões a nível mundial, sobre a utilização da mesma.
Energia Nuclear
Pode-se obter energia elétrica através da energia nuclear pela da fissão ou fusão de um átomo, geralmente de uranio, pois suas reservas são abundantes, assim como também através da fissão ou fusão do átomo de tório. Esses minérios são bastante radioativos. Com este processo, de fissão, o núcleo atômico é quebrado, liberando assim grande quantidade de energia. Essa energia liberada pode ser controlada ou não. Quando a energia é controlada, pode ser usada para produzir energia elétrica, mas quando não se tem o controle dessa reação, a energia liberada pode ser usada para a produção de bombas atômicas.
“O urânio é utilizado como combustível nos reatores nucleares, sob a forma de óxido, de liga metálica, ou ainda, de carboneto.” Alguns reatores utilizam o uranio natural, como fonte de energia, mas cerca de dois terços das usinas mundiais, usam o uranio enriquecido. Quando em temperatura ambiente, o uranio se encontra em estado solido, este foi o primeiro elemento onde foi descoberta a propriedade radioativa, no ano de 1978.
De toda a energia elétrica produzida no mundo, 17% é energia nuclear. Este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas nucleares. Atualmente os principais produtores de energia nuclear são os EUA, com 103 usinas instaladas; a
França, com 58 usinas, o Japão com 56 usinas; seguido da Rússia e Coreia do Sul.
Como foi dito anteriormente, obtém energia nuclear através da fissão de núcleos atômicos, essa fissão é o processo de quebra de núcleos atômicos em núcleos menores, com essa quebra, é liberada grande