energia nuclear
Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear , ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos.
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo.
Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert
Einstein ), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn,
Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade.
Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador . A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atômica . Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Tipos de reações nucleares
A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente quando não acontece metamorfose em alguns elementos. O caso mais interessante é a possibilidade de provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras partículas . Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear , onde o núcleo atômico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear , na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.
Exemplo
Apenas um exemplo das mais de 1000 possíveis fissões de urânio-235: Urânio captura um nêutron, torna-se instável e fraciona em bário e criptônio com emissão de dois nêutrons.
Com esta reação Hahn e Strassmann demonstraram a fissão em 1938 através da presença de