Energia nuclear
As usinas nucleares funcionam basicamente como as termelétricas, a diferença é que a energia térmica que aciona as turbinas por meio da vaporização da água, que vem da queima de um combustível, é obtida a partir dos núcleos atômicos.
Existem dois processos possíveis pra extrair a energia armazenada no nucleo de um atomo : pela fissão nuclear e a fusão nuclear. A fissão nuclear corresponde à "quebra" dos nucleos de certos elementos, geralmente o isótopo do urânio 235 ( elemento quimico que possue no nucleo a mesma quantidade de protons, mas quantidades difrentes de neutros ), eles são bombardeados com neutrons. A fusão nuclear é o processo que ocorre nas estrelas, inclusive no Sol, no qual nucleos de elementos leves ( como hidrogenio ) se juntam, produzindo o nucleo de de um elemento mais pesado ( como o hélio ) e liberando energia.
Desses processos o mais usado em todas as usinas nucleares, é a fissão nuclear. No núcleo de um reator é onde tudo acontece: as barras de combustível adicionadas a ele contêm isótopo fissionável ( elemento químico que pode sofrer fissão ) . A água, ou outro líquido, realiza um movimento circular ao redor do núcleo e rouba todo o calor gerado pela reação de fissão nuclear.
O líquido altamente aquecido, obtido no processo “1”, escoa para um gerador de vapor, onde o vapor produzido é então encaminhado para uma turbina ligada a um gerador de energia. O vapor realiza o movimento na turbina, gerando eletricidade.
O vapor produzido no processo “2” é condensado e reciclado por meio do gerador, e assim, a produção de energia nuclear na forma de um sistema fechado se torna constante, ou seja, uma fonte de energia renovável.
Na França, 80% da energia consumida no país é de origem nuclear. As usinas nucleares são menos poluentes pelo fato de não queimarem combustíveis fósseis no processo de obtenção. Portanto, não emitem dióxido de carbono, dióxido de enxofre e outros poluidores atmosféricos. Uma usina