Energia Nuclear
INTRODUÇÃO:
A Energia Nuclear é aquela baseada na fissão de átomos de um determinado elemento químico. Quando divididos, os átomos liberam uma determinada energia. Para a produção de energia elétrica destinada ao consumo, ficou estabelecido que os melhores átomos a serem divididos seriam os dos elementos Urânio e o Plutônio, tendo como preferência o primeiro. A liberação de energia dos átomos desses elementos é de grande elevação, portanto, tendo um bom aproveitamento. A Energia Nuclear tem seus riscos, pois dá a origem da bomba atômica. O país que tiver o domínio da tecnologia de processamento e transformação do minério pode utilizá-la tanto para a geração de energia elétrica quanto para fins bélicos. Mesmo com os riscos, favorece à instalação de novas centrais. Entre elas, a disponibilidade de combustível (urânio) e a baixa emissão de gás carbônico (CO2) ou qualquer outro gás que contribua para o efeito estufa. Atualmente, vários países possuem Usinas Nuclear que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança. O grande problema das usinas nucleares é que devem ser tomadas diversas medidas de segurança, pois em caso de acidente, as consequências para o homem e meio ambiente são trágicas e extremas.
GERAÇÃO DE ENERGIA: No núcleo de um reator é onde tudo acontece: as barras de combustível adicionadas a ele contêm isótopo fissionável. A água, ou outro líquido, realiza um movimento circular ao redor do núcleo e rouba todo o calor gerado pela reação de fissão nuclear.
- 1° Processo: o líquido é altamente aquecido, em seguida escoa para um gerador de vapor, onde o vapor produzido é então encaminhado para uma turbina ligada a um gerador de energia. O vapor realiza o movimento na turbina, gerando eletricidade.
- 2° Processo: o vapor produzido é condensado e reciclado por meio do