Energia nuclear
Por exemplo, ela não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados, etc; também não contribui para o efeito estufa (esta é uma dos principais vantagens); não depende dos fenômenos climáticos, ou seja, das chuvas e dos ventos; não utiliza grandes áreas de terreno, pois sua central requer de pequenos espaços para sua instalação; tem pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; tem grande disponibilidade de combustível; a tecnologia de seu processo é bem conhecida; os resíduos radioativos gerados são extremamente pequenos e compactos; não é necessário o armazenamento da energia produzida, em baterias e o risco de transporte do combustível é bem menor, comparado ao do gás e do óleo das termoelétricas.
As desvantagens são bem menores, porém, os argumentos são fortíssimos. Por exemplo, é necessário armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos; também é necessário isolar a central após o seu encerramento; é uma energia bem mais cara quando comparada às outras fontes de energia; os resíduos produzidos emitem radiatividade durante anos; pode interferir com ecossistemas e o principal, que é o grande risco de acidente na central nuclear.
Esses são só alguns dos pontos positivos e negativos que fazem essa energia ser tão debatida. - A Energia Nuclear no Ponto de Vista Social: Ela não gera muito emprego, comparada as outras energias, pois a energia renovável precisa de trabalhadores locais para a construção e manutenção local. No caso da uma construção de uma usina nuclear, os trabalhadores precisam sair de suas cidades, e ir para o local onde ela será construída, causando danos a sociedade. - A energia nuclear no ponto de vista econômico: Uma central nuclear tem um enorme custo, cerca de R$10 bilhões. Tem todo um processo para distribuir esse dinheiro, desde os custos de armazenamento dos resíduos