Energia Nuclear
E.E José Marques da Cruz 2013
Introdução
O homem consome, e depende cada vez mais dos bens materiais, e é elevado ao consumo que exige da natureza, e dos recursos que ela possuí. Atividades como o desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico, não têm parado de aumentar, que causa o aumento dos consumos mundiais de forma desigual, fazendo com que cada vez mais se recorra aos recursos energéticos não renováveis e renováveis que nos fornecem energia. A energia nuclear e a sua possibilidade de utilização que possuí altos riscos, mas também possuí benefícios, faz com que esta esteja a gerar várias discussões a níveis internos e externos do país.
Índice
O que é a Energia Nuclear
A energia nuclear é a energia liberada durante a fissão dos núcleos atômicos. As quantidades de energia que podem ser geradas diante dos processos nucleares superam em muitas que podem gerar diante de processos químicos que utilizam apenas as regiões externas do átomo.
A principal vantagem da energia nuclear gerada por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeito estufa.
O surgimento da Energia Nuclear
O descobridor do núcleo atômico, Ernest Rutherford, fazia pesquisas sobre a configuração dos átomos, e descobriu, através do uso dos raios catódicos, que poderiam ser modificados. Com a descoberta do nêutron ficou claro que deveriam existir muitas possibilidades dessas modificações.
A fissão nuclear foi descoberta por Otto Hahn e Fritz em Berlim (1938) e foi explicada por Lise Meitner logo depois, com a observação de uma fissão nuclear depois da