Sistema Nervoso
O sistema nervoso tem como unidade básica os neurônios que diferem quanto á sua dimensão, localização e às funções. Por outro lado, o sistema nervoso organiza-se em diferentes partes. Quanto aos neurônios as suas funções estão bem estabelecidas. Têm uma organização estrutural que lhes permite atuar uns sobre os outros química e eletricamente. As principais estruturas características de um neurônio são o corpo da célula nervosa (soma), que contém onúcleo; os dentritos, que recebem atividade das células adjacentes e conduzem atividade para asoma; e o axônio, que conduz atividade para outros neurônios ou para músculos e glândulas. A sinapse é o local de interação funcional entre os neurônios e verifica-se principalmente na soma e nos dentritos do neurônio. Quanto às estruturas do sistema nervoso e à sua divisão podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: Sistema nervoso central (SNC), o qual se encontra alojado no canal raquídio e nacavidade craniana e o sistema nervoso periférico (SNP) constituído pelos nervos que ligam o SNC a todos os locais do organismo humano.
Sistema nervoso
O sistema nervoso central humano e suas partes: (1) cérebro – (2) sistema nervoso central – (3) espinha dorsal.
O sistema nervoso que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
Estrutura
O sistema nervoso deriva seu nome de nervos, que são pacotes cilíndricos de fibras que emanam do cérebro e da medula central, e se ramificam repetidamente para inervar todas as partes do corpo. Os nervos são grandes o suficiente para serem reconhecidos pelos antigos egípcios, gregos e romanos,