energia mecanica
Wallace Cândido Forte Maciel B38307-7 3U
Walison Eliwelton Silva B41DIE-9 3R
Rodrigo de Carvalho Goulart B363EF-3 3Q
Wesley Viana de Abreu B4428E-8 3P
Gustavo de Oliveira Rezende B340EE-5 3T
Ricardo Gomes de O. Lima A6605G-6 3U
Eduardo de Oliveira B44239-5 3R
Professores: Marilne e Valéria
Energia mecânica
Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho, ela é a soma da energia potencial com a energia cinética.
Não existe nenhum sistema que tenha o rendimento de 100%, pois sempre a perda em forma de energia térmica, devido a vários fatores como atrito, resistência do ar, etc.
A partir desse princípio de energia pode-se lembrar da teoria da conservação das massas, de Lavoisier, que diz que em nenhum sistema, físico ou químico é capaz de criar ou eliminar matéria. Em outras palavras, nada se perde, tudo se transforma.
O sistema de fricção funciona pelo atrito e manifesta-se de duas formas uma é a fricção estática e a outra é a fricção de movimento, de deslizamento ou cinética, é um sistema dependente de vários fatores, como da rugosidade das superfícies em contato, da natureza dos matérias que constituem o objeto em contato, da pressão ou força que os mantém em contato, da velocidade relativa que mantém os objetos em contato (está última sendo característica própria da fricção cinética).
Peguemos o exemplo de um pedal hidráulico, ao acionar o pedal, é gerada uma força hidráulica, que comprime as pastilhas contra o disco. A fricção entre as pastilhas tende a frear o disco, fazendo com que a energia cinética do seu sistema de giro, se transforme em energia térmica, aquecendo o disco.
Figura 1: Rotor hidráulico
O carrinho de fricção funciona pelo seguinte princípio, ele tem uma mola toda enrolada, quando você puxa ele para trás, ela se desenrola e fica