Energia Mecânica
ENERGIA MECÂNICA
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto envolvendo princípios de física e projeto mecânico para a construção e teste de um veículo propulsionado por uma ratoeira convencional de mola de torção. Deverão ser identificadas e utilizadas energias envolvidas no projeto.
2. Energia Mecânica
A energia mecânica é a energia que pode ser transferia para outro corpo, através de um trabalho. Está caracterizada por ser o resultado da soma de duas energias: a cinética e a potencial. Pode-se afirmar que a energia mecânica é a energia resultante de qualquer objeto que tenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou estiver em movimento, por adquirir energia cinética.
Quando se fala em energia mecânica é importante se lembrar da teoria da conservação das massas de Lavoisier, a qual afirma que em nenhum sistema, físico ou químico, se elimina matéria, ou seja: “nada se perde, tudo se transforma”.
3. Energia Cinética
Energia Cinética é uma das formas de energia mecânica, a qual é definida com a energia do movimento, pois está associada apenas ao estado de movimento de um corpo. Portanto um corpo em repouso não possui energia cinética.
A equação da energia cinética foi obtida através do estudo por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior ou um valor menor, ou seja, acelerando-o ou retardando-o.
4. Energia Potencial
Energia potencial é a energia armazenada em um objeto, levando-se em consideração a sua posição. Essa energia armazenada é utilizada através do trabalho, transformando a energia potencial em outro tipo de energia. Existem três principais tipos de energia potencial: energia potencial gravitacional, energia potencial elástica e energia potencial elétrica.
A energia potencial gravitacional é a energia envolvida com a força da gravidade e sua ação nos