blink
Tomada de DECISÃO
(decisões imediatas)
Nome: Willians Rodrigues Ferreira
Curso: Engenharia da Qualidade Lean Seis Sigma Green Belt
Turma: 11
Professor: Álvaro Azevedo Cardoso
Resumo
O presente trabalho procura mostrar que a nossa intuição pode ser muito mais poderosa do que agente imagina.Usando uma parte do nosso cérebro desconhecida por muitos, o trabalho mostra que se conseguirmos ativar o nosso inconsciente cognitivo, podemos ter muito mais êxito no momento da tomada de decisões.Com exemplos reais extraídos do livro “Blink” o trabalho irá ilustrar de forma fácil, que a intuição está presente no processo decisório e na tomada de decisão gerencial e pessoal, nos dando muitas vezes respostas mais rápidas e eficientes diante de um problema que exige solução imediata.Desse modo é necessário repensar se os caminhos habituais hoje utilizados e ensinados nas instituições de ensino estão corretos.
1. INTRODUÇÃO Sob todos os aspectos da vida humana e durante todos os tempos a questão da tomada da decisão sempre esteve presente no dia-a-dia do homem. O ato de decidir esteve associado ao misticismo, a filosofia, à ciência, às disciplinas matemáticas e de engenharia e finalmente as disciplinas gerenciais. A possibilidade de prever o futuro e assim tomar uma decisão acertada sempre foi objeto da ambição humana.
Um aspecto fundamental do campo da decisão é o modelo racional da tomada de decisão, que é baseado em um conjunto de premissas que determinam como uma decisão deve ser tomada e não como a decisão é tomada.
Outro elemento importante, é que são graves as limitações que enfrenta o processo decisório e do dispêndio de tempo e energia que provoca.
Tomar decisões complexas é, de modo geral, uma das mais difíceis tarefas enfrentadas individualmente ou por um grupo de indivíduos, pois quase sempre tais decisões devem atender a múltiplos objetivos, e freqüentemente seus