Endomarketing
BRUNA FLORANCE DE FREITAS 0040641021005
CAIO MESTRE 0040641021010
JULIANA FERNANDES DA SILVA 004064102015
RENAN RUGOLO RÉ 0040641021026
FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA
EMPOWERMENT
AMERICANA
NOVEMBRO/2011
DESENVOLVIMENTO
Empowerment, empoderamento ou fortalecimento significa um estilo de gestão de delegar autoridade e responsabilidade às equipes ou pessoas no sentido de torná-las mais fortalecidas e importantes. O empowerment permite que os envolvidos avaliem situações, tomem decisões, tenham iniciativa e ajam por conta própria, despertando em si o espírito empreendedor.
Este fortalecimento baseia-se em quatro providências fundamentais:
Atualmente, o ambiente empresarial encontra-se no ápice da competitividade e, nesse contexto, a inovação é fator que determina o sucesso ou fracasso da organização. A inovação, aliada a informação, exige que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas nos processos de decisões, associados às estratégias empresariais. O empowerment capacita essas pessoas para a tomada de decisão.
Não se deve confundir o empoderamento com a simples delegação de tarefas baseada em no estilo tradicional de gestão, denominado ODS (Organizar, Delegar, Supervisionar), em que se busca uma participação branda, ou um pouco mais intensa, sem traduzir-se em comprometimento e responsabilização (RODRIGUES, 2008).
Para você praticar empowerment é preciso enriquecer o cargo de alguém ou as atribuições de uma equipe, este processo demanda tempo. Existe a preparação do gestor para com as equipes ou pessoas em que novas funções, tarefas e responsabilidades são designadas aos envolvidos. Esses atributos fornecem a possibilidade da tomada de decisão dentro do novo escopo de trabalho, capacitando e desenvolvendo as pessoas ou equipes. Empoderar é, sobretudo, entender a equipe como força e com poder para agir, mudar e transformar, ajudando os superiores no