Endomarketing
O grande desafio das empresas atualmente é transformar os funcionários em aliados, embora todos considerem que isso ocorra naturalmente.
O ser humano é muito vulnerável, e se deixa levar com muita facilidade, julgando pela sua escala de valores e critérios de relevância, seus limites de racionalidade e seus objetivos, seu estilo de liderança e suas limitações, influenciando na decisão.
O endomarketing e a comunicação interna devem ser a essência para que a empresa tenha sucesso. A informação transmitida de forma correta e eficaz, pela pessoa certa, faz toda a diferença para o desenvolvimento e o crescimento da empresa.
Por meio dessa pesquisa buscamos ressaltar os principais problemas de uma empresa com poucos funcionários atuando no ramo da madeira, pois sabemos que independente do número de funcionários sempre existirá problemas.
As empresas não podem pensar nos funcionários apenas como mão de obra, mas sim, como pessoas que tem sentimentos, pensamentos e atitudes próprias.
A falta de gestão de pessoas nas empresas, esta ocasionando sérios problemas; conflitos interpessoais e coletivos, fofocas e desanimo, tudo isso contribui para o fracasso. O endomarketing trabalha para melhorar esses conflitos, e também, para aprimorar a cultura organizacional.
O endomarketing tem como objetivo, criar uma consciência empresarial (visão, missão, princípios, procedimentos, etc.), dentro de um clima organizacional positivo.
A endomarketing é uma ferramenta essencial dentro das empresas, ela faz com que exista mais diálogo, cooperação, motivação, companheirismo, responsabilidade e comprometimento do colaborador para com a empresa.
Segundo Analisa de Medeiros Brum: “Endomarketing serve exatamente para isso: dar valor e visibilidade para a informação, permitindo que o público interno reconheça de forma positiva, independente de qual seja o conteúdo.
A comunicação interna deve ter em todas as empresas, entre funcionários, e a chefia direta, com