Endomarketing
1 – Quais as diferenças entre Endomarketing e Políticas de Recursos Humanos?
“Endo” provém do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro. Sendo assim Endomarketing pode ser entendido como uma ação de marketing voltado para o publico interno de uma determinada empresa (os seus funcionários).
Vender o seu produto para o funcionário é muito importante, pois se uma empresa não consegue fazer com que seus próprios funcionários se interessem pelo seu produto, muito provavelmente, o cliente em potencial, pouco se interessará. O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma consequência do endomarketing.
BRUM (1994) define endomarketing como “um conjunto de ações de marketing para o público interno que tem como objetivo tornar comum, entre funcionários de uma mesma empresa, objetivos, metas e resultados”.Podemos ressaltar aí, a importância do marketing interno na tarefa de construir uma imagem positiva da empresa junto aos empregados para que estes, satisfeitos, propiciem satisfação aos clientes “externos”. Chiavenato (2009 p. 124) afirma que “ As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com membros, e por intermédio deles, atingir os objetivos organizacionais permitindo condições para o alcance de objetivos individuais”. Segundo Chiavenato (2009) as políticas de RH são orientações para impedir por exemplo que os funcionários desempenhem funções das quais não gostam ou não estão preparados, evitando riscos referentes as funções mal desempenhadas. As Políticas de RH são desenvolvidas pela empresa de acordo com suas necessidades e culturas.
As relações internas entre os empregados vêm sendo desenvolvidas pelas empresas, fazendo com que a área de marketing trabalhe em conjunto com a de RH. Portanto, as técnicas de endomarketing são