Endomarketing
1. Apresentação e relevância do Tema
Uma empresa, para alcançar bons resultados econômico-financeiros, precisa buscar técnicas alternativas que a auxilie a definir maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Desta forma, neste trabalho, tratar-se-á especificamente da técnica de valorização dos funcionários pelas empresas e como isto se reflete na visão que os mesmos têm dos seus ambientes de trabalho.
Uma peça fundamental para a busca do sucesso no mercado é a valorização dos seus colaboradores internos. Atualmente, é comum a adoção de estratégias de marketing voltadas para o público interno, endomarketing, para geração de melhores níveis de satisfação dos funcionários e conseqüentemente, bons resultados para a empresa.
O termo endomarketing surgiu em 1975, quando Saul Faingaus Bekin, gerente da empresa Johnson & Johnson, precisa promover uma estratégia para retirar a empresa de uma difícil situação econômico-financeira. Segundo Bekin (1995, p.2), o endomarketing consiste:
“...em ações de marketing dirigidas para o público interno da empresa ou organização. Sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir o cliente ou, dependendo do caso, o consumidor. Essa noção de cliente, por sua vez, transfere-se para o tratamento dado aos funcionários comprometidos de modo integral com os objetivos da empresa. O comprometimento implica a adesão aos valores e objetivos da empresa por meio do endomarketing e pressupõe o trabalho em equipe, em um contexto marcado pela cooperação e pela integração dos vários setores da organização.”
O endomarketing é um projeto que integra diversas áreas de uma empresa. Para isso, é preciso que os gestores sejam conscientes, comunicadores e que integrem a alta gerência até o chão da fábrica. Além disso, a empresa necessita conhecer melhor as necessidades dos seus colaboradores, a fim de implementar políticas,