endomarketing
O atual cenário está marcado por grandes mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e culturais e até pela velocidade que elas acontecem, as organizações entram em uma realidade marcada por um mercado orientado para o cliente e para o valor do serviço prestado ao cliente. E o endomarketing surge nesse contexto como uma poderosa ferramenta de comunicação e motivação, ideal para as organizações que buscam transformar suas equipes de trabalho em um conjunto de talentos envolvidos e comprometidos com os resultados da empresa e com a satisfação de seus clientes. (LUCIO NETO, 2004)
O endomarketing é uma ferramenta que surgiu para suprir a necessidade de integração entre os diversos departamentos de uma organização; facilitar a interação entre pessoas e permitir que os colaboradores conheçam melhor a empresa, bem como suas funções e responsabilidades.
BEKIN conceitua o endomarketing como:
“Um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionaliza a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado e a sociedade”.(Bekin, 2004, p.47)
A utilização do endomarketing é fundamental para que as organizações conquistem clientes internos, obtenham crescimento e consequentemente fidelizem seus clientes externos, porém, muitas empresas ainda não se preocupam em investir nessa poderosa ferramenta. Assim como uma empresa procura vender seus produtos aos clientes e prestar as informações necessárias para a compra, “vender” idéias aos colaboradores, tornando-os aliados e parceiros na gestão de negócios, é essencial para uma organização. (BEKIN, 2004)
Daí a importância da utilização de ferramentas na busca do comprometimento do cliente interno com os interesses da organização.
O endomarketing privilegia um público integrante da empresa e obviamente imprescindível no desempenho das atividades que permitem a ela alcançar os seus objetivos de mercado, tornando-a mais