Endomarketing
Neste contexto, pode-se dizer que a organização que investe em seu funcionário tende a ter um diferencial competitivo, já que o recurso mais valioso dentro da organização são os funcionários. O tema deste trabalho “endomarketing” trata justamente destes aspectos, ações voltadas para o público interno. Pessoas alegres e satisfeitas têm um rendimento melhor, e conseqüentemente tendem a ter um comprometimento junta a empresa, sendo estes, os desafios e objetivos atuais das organizações.
Justifica-se este estudo, pela importância atual do tema, as pessoas estão tendo cada vez mais espaço e importância dentro das empresas, e esta valorização vem sendo estudada, e grandes investimentos por parte das organizações vem sendo feito. A comunicação integrada e bem feita é condição essencial das empresas consolidadas e bem posicionadas em seus respectivos mercados. Fala-se que os bons resultados operacionais são frutos de um bom sistema de comunicação, de valorização entre os funcionários.
Através destas fundamentações chega-se ao problema de pesquisa deste trabalho: De qual forma o Endomarketing e suas principais ações influenciam no comprometimento dos funcionários em uma organização?
Em resposta a este questionamento foi elaborado um objetivo geral: verificar a relação entre o endomarketing e o comprometimento organizacional dos funcionários na empresa ABC. Junto a este objetivo geral foi elaborado, para dar suporte ao problema da pesquisa, objetivos específicos, sendo eles:
a) identificar a relação do Endomarketing com as disciplinas de Recursos
Humanos, Marketing, Estratégia Organizacional e Comprometimento;
b) verificar o nível das ações de Endomarketing dentro da empresa