endocrino
Introdução a
Endocrinologia
Reprodutiva Veterinária
Félix H. D. González
Laboratório de Bioquímica Clínica Animal
Porto Alegre
2002
CIP - CATALOGAÇÃO INTERNACIONAL DA PUBLICAÇÃO
UFRGS
Copyright 2002 by Félix H. D. González.
Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação sem a autorização escrita e prévia do autor.
Introdução a Endocrinologia Reprodutiva Veterinária
ÍNDICE
1. Características dos hormônios
2. Hormônios hipotálamo-hipofisiários
3. Papel dos hormônios no embrião
4. Endocrinologia reprodutiva do macho
5. Endocrinologia reprodutiva da fêmea
6. Endocrinologia da gestação e do parto
7. Endocrinologia do pós-parto e da lactação
8. As prostaglandinas e a reprodução
I. CARACTERÍSTICAS DOS HORMÔNIOS
I.1. Introdução.
A integração do metabolismo entre os diferentes órgãos dos mamíferos é realizada por dois sistemas: o nervoso e o endócrino. No primeiro, a comunicação opera através de neurotransmissores (tais como noradrenalina, acetilcolina ou serotonina) enquanto que no segundo os mensageiros químicos são chamados de hormônios, os quais são transportados pelo sangue até seu local de ação (órgão-alvo). Estes dois sistemas estão interrelacionados, uma vez que o sistema nervoso pode controlar a função endócrina, por exemplo, a secreção de insulina, prolactina, adrenalina e glicocorticóides está regulada via estímulos neurais. Inversamente, alguns hormônios controlam funções nervosas.
Por exemplo, a tiroxina e o cortisol regulam a função de alguns neurônios hipotalâmicos em sistemas de regulação feedback.
Alguns mensageiros químicos são comuns para ambos sistemas, como é o caso da adrenalina e da noradrenalina, as quais funcionam como neurotransmissores em algumas sinapses do cérebro e do músculo liso, e também como hormônios reguladores do metabolismo energético no fígado e no músculo esquelético.
Embora os sistemas nervoso e