ENDOCARDITE BACTERIANA
Endocardite bacteriana ou endocardite infecciosa é uma doença que pode ser causada além das bactérias, por fungos e vírus. Esta é uma doença na qual microrganismos se proliferam no endocárdio danificando as válvulas cardíacas. Ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção
O coração é formado por três camadas: o pericárdio é a externa, o miocárdio é a medial e o endocárdio é a interna, da qual fazem parte as válvulas cardíacas. A endocardite se localiza preferencialmente nas válvulas do coração, mas pode ser encontrada em qualquer parte do endocárdio, podendo ser classificada em aguda e subaguda.
Embora com uma incidência baixa, é uma doença séria com um prognóstico ruim, apesar da terapia moderna.
Na forma aguda: Microrganismos invadem o tecido cardíaco normal, produzindo embolia séptica causando infecções de evolução rápida e geralmente fatal. A aguda se caracteriza pela intensa toxicidade e rápida progressão, podendo evoluir em dias para a morte. Costuma provocar infecções à distância, como no cérebro, rins, pulmões, fígado, olhos. O agente etiológico mais comum é o estafilococos aureus.
Na forma subaguda: O resultado é a formação de colônias nas válvulas do coração ou endocárdio lesados por microrganismos, exemplo clássico é a cardite reumática conseqüente da febre reumática. Já a subaguda tem a evolução mais lenta, persistindo por até meses e, na maioria dos casos, é causada por Estreptococos viridans, enterococos, estafilococos coagulase negativos ou bacilos gram-negativos.
Sintomas :
Febre de longa duração;
Suores noturnos persistentes;
Astenia, baço aumentado de volume;
Alterações cardíacas, como o agravamento súbito de uma doença cardíaca previamente existente.
Sintomas de endocardite, mais freqüentes:
Calafrios - 40 a 70% Suores, principalmente