encontrando e matando o ego
O
U
T
R
A
S S
E
Ç
Õ
E
S
GRUPO VIRTUAL Raízes do Zen História do Zen Patriarcas e mestres Zen Textos curtos de mestres Zen Contos Zen Budismo no Tibete Mestres Tibetanos Textos dzogchen O que é o Budismo? Linhagens Sutras Budismo Theravada Artigos e ensaios acadêmicos Livros Mensagens recebidas Fale Conosco logo shunya meditação mestres textos zen dzogchen links
15 - CAÇANDO E MATANDO O EGO
INTRODUÇÃO AO BUDISMO
Uma visão da doutrina budista através dos textos
Este é um trabalho de seleção e ordenação de textos de vários autores e mestres budistas por
Karma Tenpa Darghye.
"Em nosso estado mental normal, nosso ego parece enorme e concreto; ele parece ser justamente nosso melhor amigo, protetor e benfeitor. Mas na verdade, ele é o nosso pior inimigo, uma fraude que nos engana, fazendo-nos sentir que não podemos existir ou viver sem ele. Como um monstro morando em nosso coração, ele está sempre pronto para fazer coisas ruins e causar problemas a nós e aos outros. Nosso ego tem monte de truques para se manter na ativa. Por isso, devemos prestar atenção quando começarmos a nos dizer: "Se eu não cuidar do número um (nós mesmos), não vou trabalhar e vou acabar passando fome"; "Se eu ficar me distraindo com esse assunto de espaço, vou acabar virando um vegetal. Posso até morrer!" O ego tem mais defesas que a OTAN. Cuidado!
Não há dúvidas de que é do nosso próprio interesse nos livrarmos desse demônio interior o mais rápido possível (a menos que sejamos masoquistas e gostemos da eterna dor física e mental). Ao recolher e responsabilizar nosso ego de apego a si mesmo por todos os nossos problemas, com certeza geraremos o desejo de cuidar de nosso mundo interno e de nos livrar desse ego o mais rápido possível. Para isso, precisamos enxergá-lo como um mentiroso, examinando se de fato existe como parece ou não.
Isso significa dizer a nós mesmos: "Pela lógica, se eu existo tal como parece, devo