Enchentes
37
Criador do site UbuWeb e de curso universitário sobre escrita não criativa,
Kenneth Goldsmith propõe uma abordagem democrática e libertária para a criação literária
Inventar não é preciso
Giselle BeiGuelman
Kenneth Goldsmith é o criador do melhor arquivo de cultura contemporânea e experimental da web, o obrigatório UbuWeb. Com influências que variam de
John Cage a Andy Warhol, passando pelo hip-hop, a
Googlecultura e o concretismo, é autor de dezenas de ensaios críticos sobre poesia e livros de poemas próprios. Prepara, no momento, uma versão das Passagens de Walter Benjamin, ambientadas em Nova York.
Em setembro, lança, pela Columbia University Press,
Uncreative Writing, um conjunto de ensaios que discutem a urgência de pensar a não originalidade, a cópia, o plágio e as escrituras automatizadas como paradigmas dos processos de criação da atualidade. Nesta entrevista, conversa sobre o livro novo, o que vem a seguir e defende uma pedagogia da não criatividade.
FOTO: ElEcTrOnic POETry cEnTEr - cOrTEsia dO arTisTa
Entrevista_kenneth_goldsmith_RF_V2.indd 37
7/21/11 7:18 PM
entrevista
38
Você ens ina re da ç ão não cri a t iVa na
U niVers i da de da Pens i lVâni a. s eU l iVro
U ncre a t iVe Wri t ing é o re sU lta do oU a caU sa do c Urs o?
Em 2004, comecei a dar um curso chamado Escrita
Não Criativa, na Universidade da Pensilvânia. Senti que as mudanças textuais que eu percebia na paisagem digital, em consequência do intenso envolvimento na rede, seriam repetidas por uma geração mais jovem que nunca conheceu nada além desse ambiente. Esta é uma descrição do curso:
Está claro que noções há muito tempo consensuais sobre criatividade estão sob ataque, desgastadas pelo compartilhamento de arquivos, a cultura midiática, a mixagem generalizada e a replicação digital. Como a escrita reage a esse novo ambiente? Este workshop vai enfrentar esse desafio, empregando estratégias de
apropriação,