Enchentes
Definição: "Enchente" "ou cheia" é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, ribeirões, provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. Em mares e oceanos os alagamentos devidos a ressacas, também são denominados de enchentes, como os já ocorridos na Holanda.
A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência com o tempo se não forem recalculados ou devidamente adaptados tecnicamente. É comum o aumento das destruições devido sobretudo ao adensamento populacional de determinadas áreas sujeitas tradicionalmente a cheias cíclicas.
Na capital paulista o problema das “enchentes” já era tema de discussões antes mesmo de meados do século XIX, e o caso do rio Tamanduateí demonstra este processo. De fornecedora de bens naturais à vida das pessoas, meio de locomoção e comunicação, e local de trabalho e lazer, aos poucos sua função foi se transformando. As cheias – naturais – resultado da extravasão dos cursos d’água que tomavam as várzeas (que serviam como reservatórios naturais para regulação de seus cursos nos momentos de grandes precipitações), paulatinamente foram dando lugar às enchentes, na medida em que a cidade ampliava o espaço de ocupação e se aproximava das águas, mediadas e reguladas pelas várzeas.
Lei:
• Projeto nº: LEI nº 12.526/2007
Esfera: Estadual
Prevê medidas para a contenção de enchentes e o reaproveitamento da água.
• Lei nº 12.526, de 02 de janeiro de 2007
Estabelece normas para a contenção de enchentes e destinação de águas pluviais.
Danos
Todos os anos é a mesma coisa na época das chuvas de verão. As regiões metropolitanas das grandes cidades enfrentam as enchentes que desabrigam milhares de pessoas, além de ferir e até matar outras tantas. Normalmente os maiores prejudicados são as pessoas pobres da periferia que não possuem condições seguras e ideais de