Enchentes
E-mail:
Cadastre-se Senha:Enviar
Esqueci a senha Fazer login com o Google
Enviar
Home
Disciplinas
Vestibular
Enem
Educador
Concursos
+ Pesquisas
Especiais
Infantil
+ Canais
HomeGeografiaGeografia GeralO problema das enchentes
O problema das enchentes
As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas pelas práticas humanas no espaço das cidades.
As enchentes atingem inúmeras cidades do mundo
As enchentes atingem inúmeras cidades do mundo
O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades. Infelizmente, todo o ano é a mesma coisa: entre os meses de dezembro e fevereiro, os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias que, quase sempre, poderia ser evitada.
Mas por que as enchentes ocorrem? É possível combatê-las?
Para fins didáticos, dividimos a ocorrência das enchentes em dois tipos de causas principais: as naturais e as antrópicas, pois trata-se de um fenômeno comum na natureza, mas que é intensificado pela ação humana.
Causas naturais das enchentes
Em geral, os rios intermitentes – isto é, aqueles que nunca secam durante o ano – costumam ter dois tipos de leito: um menor e principal, por onde a água corre durante a maior parte do tempo, e um maior e complementar, que é inundado apenas em períodos de cheias. Essa manifestação é mais comum em áreas planas, também chamadas de planícies de inundação. Observe o esquema a seguir:
Esquema de um rio, com o seu leito maior e menor representados
Esquema de um rio, com o seu leito maior e menor representados
Na representação acima, temos um corte transversal do curso de um rio em que estão representados os seus leitos maior e menor. Eventualmente, dependendo do curso d'água e das condições meteorológicas e locais, o leito maior é inundado, provocando as cheias em sua área. O período em que isso