ENCARGOS
Os encargos sociais afetam o custo do trabalho, cujo nível e variação, em razão da taxa de câmbio e do crescimento da produtividade, podem ser decisivos na determinação do grau de competitividade da economia e, sobretudo, contribuiria para a redução do "Custo Brasil". o Custo Brasil está relacionado com distorções do sistema tributário; encargos sociais e legislação trabalhista inadequada; obsolescência da infraestrutura de transportes e das tecnologias de telecomunicações; elevados custos portuários; estrangulamento do sistema energético; elevado custo financeiro; e elevados custos de transação de acordo com a Confederação Nacional da Industria.
Quando se fala a respeito de crescimento da economia e uma maior geração de empregos no Brasil, logo se fala em desoneração dos encargos sobre a folha de pagamento como forma de reduzir o custo de contratação de mão-de-obra pelas empresas e flexibilizar as relações de trabalho. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar os impactos da redução dos encargos sociais. De acordo com o estudo realizado por José Pastore encargos constituem 102,6% da folha de pagamento das empresas.
“Já na interpretação adotada pelo DIEESE, conclui-se que o peso dos encargos sociais, no Brasil, é de 25,1% sobre o salário. Para o Departamento Intersindical