PIOTTE, J.M. O Pensamento Político de Gramsci.

1099 palavras 5 páginas
PIOTTE, J.M. O Pensamento Político de Gramsci. Porto: Afrontamento,1975.
Disciplina: Teoria das Ciências Sociais

FICHAMENTO DOS CAPITULO I ( O INTELECTUAL ORGÂNICO) E CAPITULO VIII (O ESTADO)

Assuntos abordados 1- O Intelectual Orgânico nos textos 2- O Estado

O INTELECTUAL ORGÂNICO

1. INTELECTUAL

A primeira consiste em definir os intelectuais pelo lugar e a função que ocupam no seio duma estrutura social. Temos, pois aqui a definição do tipo sociológico; Gramsci dará o nome de orgânico. (13). 1.1 Definição A segunda definição, de tipo histórico consiste em determinar os intelectuais pelo lugar e a função que ocupam no seio do processo histórico. Pelo qualitativo tradicional, Gramsci caracteriza os intelectuais organicamente ligados às classes desaparecidas ou em vias de desaparição (13). 1.2-Critério de diferenciação

Interno – consiste em dividir a sociedade em duas categorias : trabalhadores manuais e os trabalhadores intelectuais. Mas esta divisão é arbitrária na medida em que todo trabalho manual existe um mínimo de conhecimentos técnicos e de atividades intelectuais e na medida em que todo trabalho intelectual exige um mínimo de manipulações manuais. (14)

Lugar/Função – o intelectual será definido pelo lugar e a função que ele ocupa no conjunto das relações sociais.(15)

1.3 Lugar e função do intelectual Organizadores da função econômica da classe à qual estão ligados organicamente; (17)

Portadores de função hegemônica; - exerce a classe dominante na sociedade. Trabalham nas diferentes organizações culturais (sistema escolar, organizações culturais) - organismos de difusão- (jornais, revistas etc) e nos partidos de classe dominante. (17)

Organizadores de coerção – exerce a classe dominante sobre as outras classes do Estado. Eles são os ministros, deputados, senadores .., e .constituem os quadros do aparelho administrativo, político, judiciário e militar (18)

Provocar no

Relacionados