Conceito de Ética
Você é tão inteligente! Por que não estudou medicina?
Michelle Tellez1
Você é tão inteligente! Por que não estudou medicina? Cada enfermeiro treme quando isso lhe é perguntado. A ideia é elogiar, porém, na verdade, é um insulto. A frase insinua que, apesar de você ser inteligente, escolheu mal.
A pessoa que lhe pergunta isso, na verdade, sente dó por você não estar alcançando todo seu potencial. Aos olhos das pessoas, ser enfermeiro requer dedicação e abnegação, não intelecto(1). Isto acontece também nos Estados Unidos, um lugar onde os Enfermeiros foram o grupo profissional mais respeitado por várias décadas(2). O respeito e a admiração, claramente, não se traduzem em poder e liderança. Para aumentar o poder e a liderança da Enfermagem nos ambientes hospitalares, os enfermeiros devem aumentar seu nível de educação e falar sobre o trabalho que realizam(1). O baixo índice de entrosamento entre os funcionários do hospital é prejudicial à profissão e ao paciente. Enfermeiros com com um nível educacional mais elevado mostram-se mais satisfeitos no trabalho e permanecem no emprego por mais tempo(3). Prestam um atendimento de maior qualidade e segurança, reduzindo as taxas de mortalidade e de lesões iatrogênicas(4).
A Enfermagem é uma profissão que se relaciona com todas as profissões da área da saúde. No hospital, somos os olhos e os ouvidos da equipe multidisciplinar porque passamos muito tempo com os pacientes. Também somos a voz da equipe de saúde porque comunicamos e traduzimos informações entre os profissionais e entre os profissionais da saúde e os pacientes. Para traduzir o que vemos e ouvimos e falar fluentemente tantos idiomas, os enfermeiros precisam ter uma educação sólida.
As políticas que encorajam os enfermeiros a continuar seus estudos são urgentes e de alta prioridade(5). O número de enfermeiros com nível superior é relativamente pequeno no conjunto de trabalhadores de Enfermagem do País.
Que tal mudar este parágrafo para esta