trabalho
Trabalho apresentado a profª
Kathleen Souza da disciplina
Ciências Morfofuncionais 2
Como requisito parcial para
Obtenção da média semestral.
SALVADOR-BA
2014
Página 14
2. Com base nos componentes teciduais do sistema respiratório, responda às seguintes questões:
a) Quais as características do epitélio respiratório?
As principais características do epitélio respiratório (pseudo-estratificado, ciliado, não-queratinizado) é a mucosa que reveste boa parte do trato respiratório, estendendo-se das fossas nasais até os brônquios. Esse epitélio é responsável pela filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado.
b) Diferencie histologicamente os brônquios e bronquíolos.
Os brônquios são ramificações da traqueia. Nos seus ramos maiores, a mucosa que reveste os brônquios é idêntica à da traqueia; já nos ramos menores o epitélio pode ser cilíndrico simples ciliado. A lâmina própria é rica em fibras elásticas. Abaixo da mucosa há uma camada muscular lisa que circunda completamente os brônquios, ela é constituída por feixes musculares dispostos em espiral. Externamente a essa camada muscular encontram-se glândulas do tipo mucoso ou misto, cujos ductos se abrem na luz brônquica. Possui também peças cartilaginosas na sua estrutura, elas são envolvidas por uma capa de tecido conjuntivo rica em fibras elásticas chamada de camada adventícia. Na camada adventícia e na mucosa podemos observar o acúmulo de linfócitos e de nódulos linfáticos, principalmente nos pontos de ramificação da árvore brônquica.
Já os bronquíolos são originados de divisões repetidas dos brônquios. Na sua constituição não apresentam cartilagem, glândulas e nem nódulos linfáticos. O epitélio que reveste os bronquíolos na porção inicial, é do tipo cilíndrico simples ciliado, passando a cúbico simples, ciliado ou não, na porção final. No decorrer do trajeto dos bronquíolos, o número de células caliciformes diminui