Relatorio aulas de monitoria
Colégio Estadual Arlindo Costa.
Professora: Carmem Cristina Borges da Silva.
Relatório: PROJETO DE MONITORIA
Quemensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.Quem ensina ensina alguma coisa a alguém. Por isso é que, do ponto de vista gramatical, o verbo ensinaré um verbo transitivo-relativo. Verboque pede um objeto direto – alguma coisa – eum objeto indireto – a alguém. Doponto de vista democrático em que me situo, mas também do ponto de vista da racionalidade metafísica em que me coloco e de que decorre minha compreensão do homem e da mulher como seres históricos e inacabados e sobre que se funda a minha inteligência do processo de conhecer, ensinar é algo mais que um verbo transitivo. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar
(FREIRE, 2004, p. 28).
Nesta perspectiva de Paulo Freire é que se inseriu o projeto de monitoria de Matemática, um projeto que, socialmente, interfere no processo de ensino-aprendizagem. Fazer da monitoria um espaço de cooperação em que os alunos do ensino Médio assumam a docência para compartilhar saberes do estudo da matemática com os colegas, com a supervisão da professora, foia pretensão deste projeto. Não como um espaço em que o aluno dito “mais forte” seja levado a ajudar aquele que é visto como “o mais fraco”, mas sim construir um ambiente no qual, como nos diz Paulo Freire, o ensinar está ligado, de forma indisssociável, ao aprender.
Colocar neste mesmo espaço alunos aprendizes e monitores,teve um objetivocomum: o aprender, ou seja, a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Foi também pretensão do projeto que este aprender não fosse simplificado a uma listagem de conteúdos, relacionados a fatos e conceitos, pois o aluno, ao assumir a docência por meio da monitoria, busca criar caminhos para facilitar a construção do conhecimento do outro.
O Projeto de