emília ferrero
Tema: Emília Ferreiro
Curso de Historia 1º Semestre
Disciplina: Psicologia da Educação
Professor: Luiz Arcúrio Júnior Arcúrio
Eliana Rossi
Joâo Paulo R. Eduardo
Maria Fernanda de P. Biégas
Bruna de Jesus
Pedro Alexandrino
Bruna da Silva
Fernando Duarte
Jessica Dos Reis
Fabricio Cervejeiro
“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar” Emília Ferreiro
Objetivo: Este trabalho apresenta a biografia e a história de Emilia Ferreiro, suas contribuições para a educação, as fases de desenvolvimento da criança durante a alfabetização. Mostra também que ela enfatiza que as crianças já possuem um conhecimento prévio sobre a língua e que é preciso que os professores criem espaços para que seus alunos produzam livremente textos, usando sua criatividade, mesmo apresentando erros ortográficos, podendo então demonstrar o que compreendem sobre a escrita.
Demonstra que para Ferreiro, antes de iniciar o processo de alfabetização o educador tem que fazer um diagnóstico do nível de conhecimento do aluno.
Frases: “ Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escolha lhe abra horizonte” “É preciso sermos enfáticos: a escrita é importante na escola pelo fato de que é importante fora da escola, não o contrário”.
Palavras-chave: alfabetização, construtivismo, educação, Brasil, Emilia Ferreiro, história da alfabetização, a era da internet.
Introdução ( biografia): Emília Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética ( uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a