alfabetização e letramento emilia ferrero
1. Relacione e apresente as definições correntes na língua portuguesa das palavras cujo significado você desconhece, ou desconhecia até a leitura dos textos 3, 4 e 5.
Égide- responsabilidade
Amealhar - economizar
Aligeirado- tornar algo mais rápido
Perfectivel – aperfeiçoado
Extenuante – cansativo
Aporia – dificuldade lógica
Iconoclasta – defensor do uso de imagem religiosa
2. Transcreva as ideias e raciocínios que você não conseguiu acompanhar, identificando, se possível, a origem dessas dificuldades (entendimento da forma como estava expresso no texto; desconhecimento do contexto histórico ou filosófico, etc.). Feito isso, registre os avanços que você realizou na compreensão dos mesmos.
Encontrei dificuldade em acompanhar a diferença entre os pensamentos de Platão e Protágoras, uma vez que os dois tem uma visão que muito se difere quanto como se adquiri conhecimento, e o que atrapalha a aquisição deste conhecimento. Achei confuso também entender através da filosofia como se revoluciona o conhecimento, acredito que esta dificuldade se pauta na dificuldade de compreensão do texto e no desconhecimento da matéria, uma vez que é a primeira vez que estou estudando filosofia da educação e me considero leiga no assunto. No texto 4 encontrei dificuldade ao me deparar com tantos pensamentos conflitantes como é o caso da teoria que para muitos é nunca acabada, porém a formação docente é pautada nestas teorias por horas até ultrapassadas. Cornelius Castoriadis reforça esta minha dificuldade pois ele afirma que não podemos ignorar o fato de que o nosso pensamento, por mais original que seja não passa de rugas ou marcas do passado.Para ele, o nascimento da democracia e o nascimento da filosofia não se coincidem, eles co significam,pois os dois são expressões e encarnações centrais do projeto de autonomia. Já no texto cinco minha dificuldade compreensão se prendeu ao racionalismo ético onde