Emulsões, estudo dirigido
1- As emulsões são dispersões de duas fases líquidas imiscíveis entre si, usualmente água e óleo, estabilizadas pela presença de agentes emulsivos, localizados na interface óleo/água. Com base nessas informações responda:
a) Como é feita a ação de agentes emulsionantes?
b) Como podemos estabilizar ainda mais nossa fórmula?
R: a) Esses agentes emulsionantes são capazes de formar entre si complexos interfaciais na superfície dos glóbulos dispersos. Esses complexos promovem a formação e a estabilização da emulsão porque diminuem a tensão interfacial mais acentuadamente do que quando se emprega um só agente emulsionante, além de originarem uma película compacta, mas flexível, na interface. Se o filme interfacial for eletricamente carregado, forças repulsivas, em consequência da formação da dupla camada elétrica, contribuirão para estabilidade do sistema.
R: b) Por vezes, um único emulsionante é capaz de originar o tipo de emulsão desejada, no entanto, emulsões mais estáveis são preparadas quando se utilizam misturas de emulsionantes, sendo um para a formação de emulsões O/A e outro para a formação de emulsões A/O.
A estabilidade das emulsões O/A pode ser obtida pela otimização da mistura de emulsificantes hidrofílicos e lipofílicos. A similaridade estrutural dos agentes emulsificantes com a fase dispersa é essencial para a estabilidade da emulsão; e a estabilidade pode ser favorecida pelo complexo formado entre o agente de viscosidade hidrofílico e tensoativo hidrofílico e pela interação do tensoativo hidrofílico com a fase oleosa.
2- O presente artigo diz ter feito um estudo de estabilidade das emulsões, onde houve dois ensaios. Responda:
a) O que é?
b) Qual a diferença entre os dois testes? E os resultados?
c) Quais os critérios avaliados?
R: a) Estudo de estabilidade das emulsões é onde as amostras devem ser armazenadas em condições que acelerem mudanças passíveis de ocorrer, permitindo, assim, obter