sr oil gas
ESTUDO SOBRE
PROCESSAMENTO DE FLUíDOS
PROCESSAMENTO PRIMÁRIO DE PETRÓLEO
O processamento primário de petróleo consiste na primeira etapa da fase de produção, na qual o petróleo passa após sair do reservatório e alcançar a superfície. Normalmente, tem se a produção simultânea de gás, óleo e água, juntamente com impurezas.
O principal interesse econômico dessa atividade é na produção de hidrocarbonetos (óleo e gás), sendo necessário dotar os campos marítimos e terrestres de facilidades de produção, que são instalações destinadas a efetuar, sob condições controladas a separação do óleo, do gás e da água. O processamento primário de petróleo tem como objetivos:
•
•
•
•
Separação das fases oleosa, gasosa e aquosa, nos equipamentos conhecidos como separadores.
Tratar a fase oleosa para redução da água emulsionada e dos sais dissolvidos. Tratar a fase gasosa para redução do teor de água, e se necessário de outros contaminantes.
Tratar a fase aquosa para descarte e/ou reinjeção nos poços produtores.
Dependendo do tipo de fluidos produzidos e da viabilidade técnico- econômica, uma planta de processamento primário pode ser simples ou complexa; as mais simples efetuam apenas a separação gás/óleo/água, enquanto que as mais complexas incluem o condicionamento e compressão do gás, tratamento e estabilização do óleo e tratamento da água para reinjeção ou descarte.
No término do processamento primário, têm-se os fluxos separados de óleo e gás, além do descarte da água produzida.
Esquema de uma instalação de produção de processamento primário complexa: Separação líquido-vapor (Vasos Separadores)
Os fluidos produzidos passam, inicialmente, por separadores que podem ser bifásicos ou trifásicos, atuando em série ou paralelo. No separador bifásico ocorre a separação gás/liquido, enquanto que no separador trifásico ocorre, a separação água/óleo/gás.
Os vasos separadores são fabricados nas formas verticais e