Empreendedorismo
Espírito empreendedor não é simplesmente a coragem de abrir um negócio. Ele está intimamente ligado à inovação, ao crescimento, à exploração de uma brecha que ninguém mais viu. É isso que amplia as possibilidades de uma economia.
O processo do empreendedorismo engloba alguns aspectos como, por exemplo, as funções, atividades e ações associadas com a criação de algo novo e de valor, requer devoção, comprometimento de tempo e de esforço, estes necessários para fazer com que o empreendimento se consolide e cresça também é necessário ousadia, assumir riscos calculados, tomar decisões críticas e não desanimar com os obstáculos e erros.
Os conhecimentos e as habilidades necessárias para levar um empreendimento ao sucesso envolvem diversos aspectos que vão muito além do domínio de um produto ou mercado. A complexidade atual do mercado exige que os empreendedores desenvolvam um conjunto amplo de características e habilidades pessoais e de conhecimentos técnicos e conceituais sobre o mundo dos negócios.
Há alguns anos acreditava-se que empreendedores eram natos e quem não apresentasse estas características era desestimulado a empreender. Hoje, porém abemos que empreendedores de sucesso são pessoas que se dedicam ao seu negócio até que se consolide, ainda que isto signifique sacrifícios nos relacionamentos pessoais e familiares durante algum tempo. São trabalhadores incansáveis, encontrando energia para continuar mesmo quando enfrentam sérios problemas pela frente. Talvez uma das características mais conhecidas destes empreendedores seja a de correr riscos calculados, eles devem enfrentar medos e inseguranças e sabem tomar decisões adequadas nos momentos oportunos.
Empreendedores são pessoas sedentas pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negócio, maior será a sua chance de êxito. Além disso, estão permanentemente ligados ao que está ocorrendo no ambiente externo e interno. Pessoas