Jornalismo na Web
A Internet é uma ferramenta de comunicação bastante distinta dos meios de comunicação tradicionais - televisão, rádio, cinema, jornal e revista. Cada um dos aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias – não linearidade, fisiologia instantaneidade, dirigibilidade de qualificação, custos de produção e de veiculação, interatividade, pessoalidade, acessibilidade e receptor ativo - deve ser mais bem conhecido e corretamente considerado para o uso adequado da Internet como instrumento de informação.
Internet e jornalismo
A informação jornalística ainda difere da informação publicitária e de relações públicas pela periodicidade, universalidade, atualidade e difusão. I:- informação difundida pelo jornalismo responde a uma necessidade social, pois a comunidade precisa informar-se e orientar-se a respeito do que está acontecendo ao seu redor e, sobretudo, sobre os fatos que se sucedem em todo o mundo globalizado.
Em um contexto mais ampliado, a sociedade tem no jornalismo um instrumento vital para o aperfeiçoamento da democracia, da mesma maneira que há o pressuposto de que "a sua função só floresce em um clima de liberdade, amplas garantias constitucionais, pleno respeito aos direitos individuais" (Bahia, 1990: 10).
Jornalismo como processo social e como atividade profissional
O jornalismo é concebido como um processo social que se articula a partir da relação (periódica/oportuna) entre organizações formais (editoras/emissoras) e coletividades (públicos/receptores), através de canais de difusão (jornal/revista/rádio/televisão/cinema) que asseguram a transmissão de informações (atuais) em função de interesses expectativas (universos culturais ou ideológicos).
Hoje, como o maior espaço existente de circulação de informação via redes de computadores, a Internet não deixa de representar também um novo e promissor campo de renovação para as práticas e as técnicas do jornalismo. Para os propósitos