emulsoe asfalticas
Científica
Pavimentação asfáltica
Introdução
Neste projeto de pesquisa será pesquisado sobre emulsões asfálticas e suas reações aplicadas e executadas. Um dos fatos que podem levar a problemas são as reações contrarias, o tempo e produtos quimicamente fora das especificações .
A emulsão asfáltica embora pareça estranho, está constantemente em nossas vidas, sem a emulsão asfáltica não haveria estradas e ruas asfaltadas o que causaria um grande transtorno em nossas vidas.
A pavimentação asfáltica proporciona uma melhor qualidade de vida, pois com asfalto não há poeira e nem lama que pode causar doenças, e graças ao asfalto o escoamento da produção do nosso país corre de forma mais rápida reduzindo os custos com transporte, claro que quando se tem um asfalto de qualidade.
Há varias razões para o uso intensivo do asfalto em pavimentacao, sendo as principais: proporciona forte uniao dos agregados, agindo como um ligante que permite flexibilidade controlavel; é impermeabilizante, é duravel e resistente a ação da maioria dos acidos,dos alcalis e dos sais, podendo ser utilizado aquecido ou emulsionado, em amplas combinaçoes de esqueleto mineral com ou sem aditivos.
Emulsão é definida como uma mistura heterogênea de dois ou mais líquidos, os quais normalmente não se dissolvem um no outro, mas, quando são mantidos em suspensão por agitação ou, mais frequentemente, por pequenas quantidades de substâncias conhecidas como emulsificantes, formam uma mistura estável
(dispersão coloidal)
Emulsões asfálticas são dispersões de cimento asfáltico (CAP) em fase aquosa estabilizada com tenso ativos. O tempo de ruptura depende, dentre outros fatores, da quantidade e do tipo do agente emulsificante e a viscosidade depende principalmente da qualidade do ligante residual. A quantidade de asfalto pode variar entre 60 a 70%
A cor destas emulsões normalmente é marrom. Esta característica se transforma em elemento