Emulsões asfálticas
DEPARTAMENTO 025 - ENGENHARIA CIVIL
ENG-1048 – GEOTECNIA I
EMULSÕES ASFÁLTICAS – PROPRIEDADES E CLASSIFICAÇÕES
ANDRÉ RAMBO
EWERSON LIMA FAGUNDES
HUGO RAPHAEL CAVALCANTE
GOIÂNIA, 07/12/2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO 025 - ENGENHARIA CIVIL
ENG-1048 – GEOTECNIA I
EMULSÕES ASFÁLTICAS – PROPRIEDADES E CLASSIFICAÇÕES
ANDRÉ RAMBO
EWERSON LIMA FAGUNDES
HUGO RAPHAEL CAVALCANTE
GOIÂNIA, 07/12/2012
1 – INTRODUÇÃO
A emulsão asfáltica é uma dispersão coloidal de uma fase asfáltica em uma fase aquosa (direta), ou, então, uma fase aquosa dispersa em uma fase asfáltica (inversa), com ajuda de um agente emulsificante. São obtidas combinando com água o asfalto aquecido, em um meio intensamente agitado, e na presença dos emulsificantes, que tem o objetivo de dar certa estabilidade ao conjunto, de favorecer a dispersão e de revestir os glóbulos de betume de uma película protetora, mantendo-os em suspensão.
2 – DEFINIÇÃO DE EMULSÃO
De acordo com um ponto de vista físico-quimico, emulsão é uma dispersão mais ou menos estável de um liquido no outro, resultando em duas fases não miscíveis (uma fase hidrocarbona e outra fase aquosa).
3 – IMPORTÂNCIA
De acordo com o desenvolvimento do homem, a sua locomoção se tornou uma das coisas mais importantes de seu cotidiano e é importante que haja qualidade, segurança e conforto nessas vias de transporte, porém as mesmas custam muito caro para os cofres públicos, principalmente para a construção de novas vias. A emulsão asfaltica contribui para a qualidade e durabilidade da pavimentação, por isso se torna necessário estudar a mesma, sendo que também os materiais asfalticos feitos de derivados de petróleo estão cada dia mais presentes e possuem a maior predominância no nosso país.
4 – FABRICAÇÃO
Para a fabricação das emulsões são utilizados equipamentos que realizam uma agitação intensa a fim de obter as dispersões mais finas e mais