Emulsao
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUIMICA
ENGENHARIA DE PETROLEO
MAQUINAS DE FLUXO
EQUIPAMENTOS DE TRATAMENTO DE EMULSÃO
Equipe: Alysson Daniel
Antonio Nilson
Anderson Rodrigues Josiane Bezerra
Professor: Vitor
Fortaleza, 30 de outubro de 2012.
Emulsão
A emulsão é um tipo de dispersão coloidal na qual as gotas de um líquido estão dispersas em outro líquido (RUSSEL, 1981). Uma emulsão é um sistema heterogêneo que consiste na mistura de dois líquidos imiscíveis, sendo um dos disperso no outro sob forma de gotas. Uma das fases da emulsão é a água e a outra é um líquido chamado de óleo. Se o óleo for à fase dispersa, a emulsão é chamada de emulsão de óleo em água (O/A) e se a água for à fase dispersa, a emulsão é chamada de emulsão de água em óleo (A/O).
Dentre os contaminantes mais indesejáveis, sem dúvida é a água que causa maiores dificuldades para ser removida, quer devido à quantidade ou à forma (emulsionada) em que pode estar presente na fase líquida. A separação da água produzida com o petróleo faz-se necessária, pois, além de não apresentar valor econômico, a água apresenta sais em sua composição, tais como cloretos, sulfatos e carbonatos de sódio, cálcio, bário e magnésio, dentre outras espécies químicas, que podem provocar a corrosão e a formação de depósitos inorgânicos nas instalações de produção, transporte e refino.
Abaixo são descritos equipamentos e mecanismos para o tratamento de emulsão: FWKOs (Free Water Knock Out), tanque de armazenamento, tanques de decantação, tratamento de emulsão vertical e horizontal e tratamento de coalencência eletrostático.
Mecanismos principais para separar líquido do gás: * Ação da gravidade e diferença de densidades– decantação do fluido mais pesado; * Separação inercial– mudanças bruscas de velocidade e de direção de fluxo permitindo ao gás desprender-se da fase líquido devido a inércia que esta fase possui; * Aglutinação das partículas– contato das gotículas de